Ainda pensei não colocar esta receita no blog, afinal de contas esta não é mesmo nada saudável! Mas como não o fazer? Além de ser absolutamente deliciosa, não é todos os dias que concretizamos um sonho que temos há tanto tempo, e um dia assim merece algo especial para comemorar, de preferência bem decadente!
Adoro o meu trabalho e não sou esquisita com os sítios onde o exerço, no entanto ter um espaço meu, onde pudesse pôr toda a minha energia, que pudesse cuidar, mimar, sempre foi a minha vontade. E hoje finalmente, apesar de todos os contratempos, apesar das caras desencorajadoras, o nosso espaço abriu portas ao Mundo. Não escondo que as pernas tremeram quando retirei os papéis das montras, a partir desse momento não havia volta a dar, o grande passo estava dado. Agora é arregaçar as mangas, abraçar este projecto que eu e o meu querido J. tanto sonhámos e fazer aquilo que sabemos fazer de melhor.
Não podia deixar passar a oportunidade de agradecer a todos os que estiveram sempre presentes neste projecto, família, amigos e até pacientes. Obrigado por nos ouvirem, por nos encorajarem, por terem dado o vosso tempo, por opinarem e darem sugestões, por terem pintado, martelado, carregado móveis, fazerem telefonemas intermináveis… sem vocês não tínhamos conseguido.
Este cheesecake foi feito para celebrar a abertura do espaço, e claro, uma ocasião destas pede um doce com “D” grande.
É sem dúvida o melhor cheesecake que já fiz, é fresco, leve, desfaz-se na boca a cada colherada, enfim…. o resultado foi um cheesecake comido em menos de nada!
Cheesecake de morango
(para uma forma de mola de 20cm de diâmetro)
Para a base:
220g de bolachas digestivas
100g de manteiga sem sal derretida
Para o recheio:
600g de queijo Philadelphia
2 ovos
30 ml de água
200g de morangos
180g de açúcar
Para o topo:
100 ml de natas
20g de açúcar em pó
100g de morangos para decorar
Para fazer a base ralar as bolachas e juntar-lhes a manteiga derretida. Misturar bem e forrar a forma com esta massa. Levar ao frigorífico.
Para o recheio, cortar os morangos e levá-los ao lume com 80g de açúcar e 30 ml de água . Cozinhá-los até estarem macios e o liquido ter reduzido para metade.Retire do lume e deixe arrefecer
Aquecer o forno a 160º.
Bater o queijo com as restantes 100g de açúcar até estar cremoso. Acrescentar os ovos 1 a 1 e bater bem entre cada adição. Envolver neste preparado os morangos cozinhados e já frios.
Colocar o recheio na forma já forrada com a base de bolacha e levar ao forno em banho maria durante cerca de 30 minutos. (veja a dica mais abaixo)
Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente, dentro da forma. Depois de frio colocar no frigorífico pelo menos 2 horas.
Entretanto faça o topo do cheesecake: bate as natas com o açúcar em pó até estarem em chantilly. .
Retire o cheesecake do frigorífico e coloque no topo o chantilly que preparou, leve de novo ao frigorífico de preferência durante durante a noite.
Na hora de servir, retire o cheesecake da forma e decore-o com os morangos cortados em metades ou às fatias.
Bom apetite!
Dica: para cozinhar o cheesecake em banho maria, aconselho a pôr a água apenas até metade da altura da forma . Costumo ainda forrar a forma do cheesecake por fora com folha de alumínio para evitar que a água entre.
Receita adaptada daqui
Sara minha linda, como podes calcular imagino o que estejas a sentir por teres concretizado este sonho! Tenho a certeza que irás ter sucesso e podes contar comigo para apoiar e promover – aliás, tens de me dizer onde é 😛
Quando ao cheesecake, tens toda a razão e dias não são dias. E eu pessoalmente não resisto a um Senhor cheesecake. O teu está brutal, e as fotos fantásticas e cada vez mais bem conseguidas.
Parabéns por tudo!
Olá 🙂
Quero desejar a maior sorte para o seu novo projecto! Quando as coisas são feitas de coração tenho a certeza que correm bem e que vamos colher futuramente os frutos do nosso trabalho e dedicação.
O cheesecake tem um excelente aspecto e não me importava nada de comer já uma (ou duas) fatias 🙂
Muitas vezes sabe bem comer assim um docinho (doce) pois faz bem à alma.
Beijinho e felicidades
Betis
Boa sorte Sara, espero que tenhas muito sucesso nessa tua nova aventura. Que corra tudo lindamente. Beijinhos 🙂
Olá Su,
muito obrigado pelo teu apoio. Ainda n tenho página no facebook, aliás ainda mal publicitei o sitio. é no barreiro, suponho que pouco passes por lá 🙂
Se gostas d cheesecake experimenta este, vais amar.
Bjinhos
Olá Betis,
tem tda a razão um doce às vezes faz tda a diferença.
Muito obgdo pelas tuas palavras.
Um bjinho
Oioioi linda,
muito obgigado!
a ver se a estrelinha da sorte nos faz uma visitinha 😛
um grande beijinho
Se o nosso espaço correr tão bem como me soube o cheesecake então não há motivo para preocupações. Obrigado por tudo.. amo-te muito*
Dra. Sara,
que bom que abriu o seu espaço! desejo-lhe a maior sorte do mundo!
e esse cheesecake tem um aspecto!
Muitos parabéns, obrigado por td
rita
Obrigado por estarmos juntos nisto, sem ti não seria possível! Amo-te muito
Muito obrigado Rita,
é muito bem vinda! 🙂 Um abraço forte