Não podia deixar passar a época dos pêssegos sem fazer uma sobremesa! Dei voltas à cabeça a pensar no que poderia fazer… só sabia que queria algo nutritivo mas sem abusar nos açúcares. Não queria mousses nem gelados porque o tempo frio já se vai sentindo, os bolos também são mais pesados e não era bem isso que me apetecia…lembrei-me então de um delicioso crumble de pêssegos e amoras. Imaginei logo uma crosta baixa em hidratos de carbono, sem glúten e naturalmente doce, não tinha como falhar! Estava em pulgas para chegar a casa e experimentar! E não é que deu certo?!
Eis aqui o que me estava mesmo a apetecer, o doce e a suavidade do pêssego contrastada com o ligeiro ácido das amoras e a crosta de coco e amêndoa. Simplesmente delicioso…
Crumble de Pêssegos e amoras
(rende 4 doses)
3 ou 4 pêssegos maduros
1 chávena de amoras frescas ou congeladas
1colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de sopa de sumo de limão
1 e 1/2 colheres de sopa de farinha de araruta
1/2 chávena de chá de amêndoas moídas
1/2 chávena de chá de coco ralado
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de geleia de arroz ou de agave
1 pitada de sal
Numa tigela junte os pêssegos partidos aos bocadinhos com as amoras, o sumo de limão, a baunilha e a farinha de araruta. Envolva tudo.
Noutra tigela misture o coco ralado, a amêndoa moída e o sal. Acrescente o óleo e a geleia e misture bem com um garfo.
Numa taça que possa ir ao forno coloque primeiro a mistura dos pêssegos e por cima a crosta de amêndoas e coco. Tape com folha de alumínio e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, até começar a ver o borbulhar dos pêssegos. Nessa altura tire a folha de aluminio e deixe a crosta alourar.
Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva morno ou frio.
Bom apetite!