Adoro pipocas. Ponto final. Que hei-de fazer? Não resisto ao “crunch crunch” quando as mastigamos, ao ligeiro sabor a caramelo, à textura leve… Era por isso imperativo encontrar uma solução mais saudável para esta minha perdição.
O programa para a tarde já estava escolhido, íamos relaxar, sentar no sofá e finalmente ver o filme que andávamos a planear há semanas. Não podia deixar escapar esta oportunidade de finalmente experimentar a receita que andava a fermentar na minha cabeça há tanto tempo.
Olhava para aquelas galetes de arroz que para mim parecem um bocado de esferovite (perdoem-me os fãs), e pensava que um dia lhes haveria de dar um uso bem melhor do que comê-las muito a custo ao lanche. E eis que tive uma epifania: vou esfarelá-las, juntar um bom adoçante e faço pipocas! Fiquei tão feliz quando vi aquelas bolachas brancas sem sabor tornarem-se umas belas pipocas, que até pulos dei na cozinha!
São bem mais saudáveis que as convencionais e acreditem, não lhes ficam a dever nada.
São uma excelente opção para os intolerantes ao glúten, a geleia de agave confere-lhes a doçura sem os contras do açúcar, dá uso aquelas galetes que estão arrumadas na dispensa e ainda saboreia um snack fantástico enquanto se entretem com um bom filme.Que mais se pode pedir mais?
Pipocas de arroz com geleia de agave
(rende 1 taça de pipocas)
60g de galetes de arroz
1/2 chávena de chá de geleia de agave
1 colher de sopa de margarina de soja
Esfarele as galetes de arroz e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.
Leve em banho maria, a geleia de agave e a margarina de soja, só até esta derreter e a geleia ficar bem liquida. Não deixe ferver.
Retire do lume e deite por cima das bolachas esfareladas. Envolva bem com uma colher de modo a adoçar a maior quantidade de pipocas possível.
Leve ao forno a 200ºC com a ventoinha ligada e vá mexendo para que sequem de todos os lados.
Eu utilizei a Actifry para fazer isto e o processo durou cerca de 7 minutos.
Não deixe as pipocas secarem muito, retire-as antes de estarem escuras e ainda um pouco a pegar. Depois de saírem do forno e arrefecerem ficam no ponto certo.
Coloque em tigelas e sirva.
Bom apetite!