O Outono chegou de vez e trouxe com ele tudo o que tem de direito: chuva, vento, frio, folhas caídas, os tons alaranjados das árvores, e claro, abóboras! Quando penso num alimento outonal são estas amigas que me vêm logo à cabeça. É por isso muito provável que as receitas com abóbora abundem por estes lados nos próximos meses.
Confesso que até me sinto meio envergonhada por estar a publicar uma receita tão fácil de fazer, mas como o puré de abóbora serve de base para algumas dos pratos que pretendo preparar achei que devia partilhar a maneira como o faço.
Quem tem por hábito comprar livros de receitas americanos já deve ter reparado que muitas vezes é pedido puré de abóbora enlatado. Já procurei cá em Portugal mas parece que nós por cá não temos.
Ao inicio comecei por fazer as receitas cozendo a abóbora e reduzindo-a depois a puré. Não é que ficasse mau, mas era mais aguado e os bolos e tartes não ficavam como seria de esperar. Foi então que vi neste vídeo como fazer o puré em casa. Não sei como nunca me tinha lembrado de o fazer no forno, mas realmente melhorou bastante os bolos feitos com abóbora.
É por isso que partilho esta receita.
Pode usar este puré em bolos, pães, barrinhas ( irei partilhar muitas coisinhas boas feitas com ele) ou usá-lo como acompanhamento dos seus pratos.
Pode ainda congelá-lo e usar quando precisar. Aconselho no entanto a escorrer a água que se forma durante o congelamento.
Puré de abóbora
Escolha uma variedade de abóbora mais compacta, pequenina e docinha. Corte-a ao meio.
Retire as sementes e toda a fibra envolvente.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque as metades da abóbora com as cascas viradas para cima.
Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos até a abóbora estar cozinhada. Deve conseguir espetar um garfo com facilidade.
Retire do forno e deixe arrefecer. Retire a casca. Em alguns casos basta puxar porque ela sai facilmente.
Coloque a polpa da abóbora no 1,2,3 ou numa picadora e reduza-a a puré.
Bom apetite!