Precisava de pão, mas rápido e para dali a umas horas.
Eu sei que bastava ir à padaria comprar, mas não é a mesma coisa. Não consigo apreciar o pão que se vende por aí, é demasiado branco, demasiado artificial. Por isso se não queria ir comprar tinha que pôr as mãos a mexer. Não ia estar em casa, logo não podia ser um pão que precisasse muito da minha atenção. Tive que optar por algo simples rápido, sem ter que estar a pensar nos tempos de levedação ou a amassar de 30 em 30 minutos.
Escolhi fazer um pão de farinha de espelta bem fácil, sem nada que enganar. E ainda bem que o fiz. O cheirinho a pão invadiu a minha cozinha e o prazer que me deu cortar a crosta estaladiça, relembrou-me as razões porque prefiro não comprar o pão que se vende usualmente.
Fiz um pão pequenino porque queria que fosse só para aquela ocasião, por isso sugiro que dobre a receita caso o queira maior.
Raramente uso a máquina do pão, a não ser para me ajudar a amassar, mas como o tempo não estava a meu favor deixei-a fazer tudo por mim. Escrevo no entanto as orientações para se fazer manualmente.
É tão fácil que não há desculpas para não fazer pão em casa.
Pão de espelta
(para 1 pão pequeno)
150g de farinha de espelta integral
4 g de fermento de padeiro seco
1 chávena de chá de água morna
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de azeite
2 colheres de chá de mel ou geleia de Agave
Na Máquina de Fazer Pão
Coloque na máquina os ingredientes conforme as instruções.
Escolhe o programa normal.
Retire da máquina e coloque numa rede para arrefecer.
Método Tradicional
Combine o fermento, a água morna, o adoçante e o azeite numa tigela grande e deixe assentar durante cerca de 10 minutos.
Adicione metade da farinha e o sal. Misture até estar bem combinado.
Cubra a tigela com um pano húmido e deixe o massa repousar de 30 minutos a uma hora. Deve dobrar de tamanho.
Junte o resto da farinha e comece a amassar com as mãos até a massa ficar mais firme. Se necessário acrescente mais um pouco de farinha.
Molde a massa em uma forma de pão e coloque-a numa forma (pode ser de bolo inglês), cubra-a com um pano húmido e deixe crescer por cerca de uma hora num lugar morno.
Pré-aqueça o forno a 180º e coza o pão por 30 a 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer numa rede.
Bom apetite!