Hoje trago-vos a receita de um creme muito saboroso, aveludado, que tanto fica óptimo quente como frio.
Para quem não gosta de ervilhas esta não é definitivamente a receita melhor, mas se as adora tanto quanto eu, vai ter dificuldades em parar de comer.
Este “velouté” combina o sabor das ervilhas com a hortelã que lhe confere um sabor fresco e proporciona uma digestão mais suave destas leguminosas.
É um creme bastante nutritivo que nos permite tirar o melhor partido destas bolinhas verdes. Só a título de curiosidade, as ervilhas são uma excelente fonte de proteína, fibra e ácido fólico e não contêm colesterol. Por isso, se forem apreciadores, usem e abusem destas pequeninas principalmente na época em que estão no seu auge.
Por vezes sirvo este creme com iogurte ou créme fraiche para o tornar uma refeição mais completa e para lhe dar um ar de graça, mas pode servi-lo simples. Caso seja vegan ou intolerante à lactose pode usar iogurte de soja ou natas vegetais.

Creme aveludado de ervilhas
1 cebola nova média
400g de ervilhas congeladas
1 colher de sopa de azeite
5 folhas de hortelã
650 ml de água
sal
pimenta
Refogue ligeiramente no azeite a cebola e as ervilhas.
Junte-lhes a água e as folhas de hortelã e coza 10 a 15 minutos. Coe as ervilhas e passe-as por água fria para parar a cozedura e preservar a cor.
Coloque-as no liquidificador com a cebola e a hortelã e vá juntando o caldo da cozedura até ficar com um creme homogéneo . Se necessário passe-o pelo passador para ficar mais aveludado.
Tempere com sal e pimenta.
Sirva quente ou frio decorado com créme fraiche ou iogurte natural se o desejar.