Tenho apresentado por aqui algumas receitas de pão, mas nunca tinha feito nenhuma completamente sem glúten. Já tinha feito um de farinha de espelta, que na grande maioria dos casos é bem tolerada pelos doentes celíacos, mas algumas pessoas, e sobretudo as crianças, devem evitá-la porque pode provocar reacção.
Quem segue um regime sem glúten sabe bem a dificuldade que é deixarmos o pãozinho a que estamos habituados e passarmos a comer outros que na grande maioria das vezes não têm grande piada.
Hoje em dia as coisas já estão mais facilitadas, há mais opções, mais farinhas disponíveis mais marcas a comercializarem produtos sem glúten, mas há uns anos atrás as coisas não eram assim.
Tínhamos dificuldade em encontrar alimentos sem glúten e o que havia era muito caro, ou então se queríamos algo diferente tínhamos que mandar vir de fora. Ou seja, com o pouco que havia tínhamos que tentar fazer pão, bolos, bolachas, que se aproximassem minimamente ao que estávamos habituados.
Para mim o pão sempre foi o mais difícil O glúten faz muita falta na padaria, e a sua ausência não permite que os pães fiquem com a textura que tanto gostamos.
Experimentei várias receitas, umas gostei outras nem por isso. Umas eram boas na hora em que o pão saía do forno e depois perdiam a graça, outras pareciam mais um bolo que um pão.
Continuo a experimentar, a criar, e um dia ainda hei-de encontrar um pão sem glúten que me satisfaça completamente. Entretanto deixo-vos esta receita, umas das melhores que já fiz.
Apesar do nome poder enganar, o trigo-sarraceno ou trigo mourisco não contem glúten uma vez que na realidade não é um grão mas sim uma semente, tornando-o seguro para pessoas que o queiram evitar.
Não o usamos muito cá em Portugal, mas tenho a certeza que quem frequenta restaurantes japoneses já deve ter visto na ementa “soba noodles”, ou seja, uma espécie de esparguete feita com farinha de trigo sarraceno. Não posso também deixar passar a informação de que é bastante rico em magnésio e em bioflavonóides como a rutina.
Este pão, feito com uma parte de farinha de trigo sarraceno, resultou bastante bem, com uma boa textura, mesmo depois de frio, devo dizer que agradou a todos, mesmo a quem não tem necessidade de evitar o glúten. De manhã, torradinho com manteiga ou compota é uma delícia.
Pão sem glúten de trigo sarraceno
170g de mistura de farinhas sem glúten para pão (
eu uso esta)
140g de farinha de trigo sarraceno
10g de fermento para bolos
1 colher de chá de sal marinho, mal cheia
1 colher de xilitol ou outro adoçante que prefira
1 ovo
200ml de leite de soja ou arroz
100ml de óleo de girassol (de boa qualidade!!!)
sementes q.b. (opcional)
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare uma forma de bolo inglês com cerca de 20 cm.
Numa tigela misture os ingredientes secos: as farinhas, o sal, o fermento e o xilitol.
Bata o ovo com um garfo e junte-o no preparado das farinhas. Junte o óleo e o leite.
Bata com a batedeira.
Coloque na forma , alise a superfície e salpique com sementes.
Leve ao forno cerca de 40 minutos, até estar cozido.
Coloque a arrefecer numa rede antes de partir.