{scroll down for english version}
Comer nos intervalos das refeições tem sido uma prática que cada vez mais se vem tornando num hábito.
Se há uns anos atrás era raro encontrar quem o fizesse, hoje já grande parte das pessoas tentam cumprir horários para fazer pequenos snacks.
Entre outras coisas, comer pequenas refeições permite-nos manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ajuda a controlar mais eficazmente o que comemos nas refeições principais e ainda permite que ao longo do dia a nossa energia se mantenha.
Sou apologista deste hábito, não só pelos benefícios que traz, como também é algo que me é natural. Sou “pisca” por natureza e os pequenos lanches são o meu combustível.
Por vezes o difícil é saber o que comer nestas alturas. A opção mais fácil é a fruta ou os iogurtes. Se por um lado é bom, por outro a quantidade diária necessária de fruta facilmente é ultrapassada e consequentemente a quantidade de açúcar ingerido também.
Bolachas também são outra opção muito apreciada, embora na minha opinião uma das mais perigosas. Além dos ingredientes normalmente não serem os melhores, é muito fácil comer-se um pacote sem nos apercebermos.
As tostas integrais ou as barrinhas com frutos secos e cereais integrais, de preferência feitas por nós, são boas escolhas. Além de nutrirem, são ricas em hidratos de carbono complexos que nos mantêm saciados por mais tempo e são ricas em fibra e óleos gordos essenciais como o ómega 3 e 6.
Estas crackers são um bom exemplo disso. Feitas com farinha integral de trigo sarraceno e de amêndoas, sem açúcares adicionados, apenas com o sabor inconfundível do alecrim, e o crocante das sementes de sésamo, torna-as o snack perfeito para levar na mala, ou para petiscar na praia.
Pode ver mais receitas de crackers e tostas aqui e aqui.
Crackers de trigo sarraceno e alecrim
120g farinha de trigo sarraceno
45g farinha de amêndoas
1/2 – 1 colher de chá de sal fino
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de alecrim fresco picado finamente
1/2 chávena de água
Numa tigela misture as farinhas, o sal, as sementes e o alecrim.
Adicione a água aos poucos até obter uma massa suave, mas não demasiado mole (pode não precisar da água toda).
Embrulhe em película aderente e deixe descansar no frigorífico 30 minutos.
Aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal (aconselho a pincelá-las com um pouco de azeite) e estada-a com o rolo da massa até estar bem fina.
Retire a folha de cima e corte em quadrados ou rectângulos. Com um garfo pique cada quadradinho para não aumentarem de volume durante a cozedura.
Leve a massa ao forno (com a folha debaixo de papel vegetal) num tabuleiro entre 15 a 20 minutos, até começar a ficar tostada.
Retire, deixe arrefecer e parta as crackers pelos cortes que fez anteriormente.
Guarde num frasco.
Recipe in English
Rosemary buckwheat crackers
120g light buckwheat flour
45g almond meal
1/2 teaspoon salt
2 tablespoons sesame seeds
1 tablespoon fresh rosemary, finely chopped
1/2 cup water
Combine all dry ingredients in a bowl. Add the water and knead till the dough is smooth. Form a disc and wrap it in cling wrap. Let rest for at least 30 minutes in the fridge.
Preheat oven to 180C.
Between two sheets of parchment paper, roll out the dough evenly and as thin as possible. Remove top baking sheet. With a knife or cookie cutter, cut the dough into desired shapes. Poke each cracker with a fork to prevent puffing. Transfer onto baking sheet (with bottom parchment paper).
Bake for 20 minutes or until edges turn golden brown. Remove from the oven and let cool. Break crackers at pre-cut edges.
Store it in a jar.