Receitas saudáveis para todos

Canelones de beringela com tofu e espinafres (vegan, sem glúten)

Tive a sorte de ser presenteada com as melhores beringelas que já comi, vindas directamente da horta da mana. Além de lindas, são macias, quase sem sementes e sobretudo nada amargas.
Apesar de ser um  fruto (sim, é um fruto) que uso com bastante frequência, reparo que uma boa parte das pessoas não têm por hábito cozinhá-las. Oiço muitas vezes os pacientes dizerem que as usam para fazer a afamada água de beringela para baixar o colesterol, mas na cozinha não sabem como as  preparar.
É realmente um alimento muito interessante a nível nutricional, baixo em calorias, sem gordura, com propriedades medicinais comprovadas e na cozinha é bastante versátil e saboroso.

Tento sempre estimular o consumo da beringela, e esta é uma das receitas que dou logo como exemplo para experimentar.
É uma delícia, fácil de preparar, perfeito para quem está a fazer regimes de emagrecimento porque é baixo em hidratos de carbono, mas mesmo quem não está só tem a ganhar com este prato.
A massa típica dos canelones é substituída por fatias de beringela grelhadas que envolvem o recheio, são depois regadas com molho de tomate e levadas a gratinar… perfeito…

Esta versão que trago é feita com recheio de tofu e espinafres, mas pode substituir o tofu por requeijão, queijo fresco, ou fazer um recheio totalmente diferente. O molho de tomate que faço é muito simples, pode usar a minha sugestão ou fazer o molho de tomate que faz habitualmente. No final pode polvilhar com queijo ralado, mas é uma opção que pode deixar de lado.

Canelones de beringela com tofu e espinafres

Para as beringelas:
2 a 3 beringelas cortadas em fatias longitudinais
azeite

Ligue o forno a 180ºC.
Corte as beringelas em fatias com cerca de 0,5 cm , pincele-as com azeite e coloque-as em tabuleiros. Leve ao forno ate começarem a mudar de cor e estarem macias (cerca de 10 minutos).

Para o recheio:
300g de tofu
200g de folhas de espinafres
3 dentes de alho
azeite
1 folha de louro
sal
1 c. chá de gengibre em pó
pimenta qb

Esmague o tofu com um garfo e tempere-o com sal, gengibre em pó, pimenta e uma folha de louro. Deixe descansar pelo menos durante 1 hora.
Numa frigideira anti-aderente coloque um pouco de azeite, os dentes de alho picados e salteie uns minutos. Acrescente o tofu e as folhas de espinafres. Tempere com sal e pimenta, se necessário, e deixe cozinhar uns minutos.
Reserve.

Para o molho de tomate:
4 tomates
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
sal q.b.
pimenta  q.b.
oregãos q.b
tomilho q. b.

Entretanto faça o molho de tomate. Faço o meu de uma forma bem simples: junto tudo partido aos bocadinhos, sem refogar, e deixo cozinhar até estar apurado. Passo com a varinha mágica. No final corrijo os temperos e junto os oregãos e o tomilho.

Para fazer os canelones:

Depois de tirar as fatias de beringela do forno, disponha 2 fatias lado a lado, ligeiramente sobrepostas. Coloque cerca de duas colheres de sopa de recheio numa ponta e enrole. Coloque num tabuleiro . Repita o processo com as restantes fatias de beringela. Deite o molho de tomate por cima dos canelones, polvilhe com queijo ralado se quiser.
Leve ao forno a 180ºC  durante 10 a 15 minutos.

12 Replies to “Canelones de beringela com tofu e espinafres (vegan, sem glúten)”

  1. Su m

    Que aspeto delicioso! Honestamente, só acho que ainda não come de forma saudável e equilibrada quem não quer, porque a verdade é que o sabor que algo assim proporciona é tremendamente melhor do que a maioria das porcarias que é mais usual comer-se.
    Grande beijinho Sarinha

  2. NotGuiltyPleasure

    Adoro beringela e uso muito, principalmente grelhada que é como gosto mais! Esta ideia dos canellones é fantástica, adorei e vou fazê-la de certeza, dá mesmo vontade de roubar um rolinho daí! 😉

    beijinho*

  3. Anónimo

    Olá , desculpe a minha pergunta, as beringelas são descascadas ? Na foto pareceu-me que não mas….
    Obrigada

    PS gosto do seu blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *