{scroll down for english version}
Ter uma horta onde pudesse cultivar e ver crescer os legumes e ervas usados em casa, é um desejo que tenho desde que me comecei a preocupar com a qualidade daquilo que como.
Infelizmente a falta de espaço, a vida sem horários e, confesso, alguma falta de prática e de conhecimento, frustram todas as minhas tentativas de criar e manter alguma coisa.
A minha mãe parece ter mais sorte que eu. Há uns anos decidiu abdicar das roseiras, amores-perfeitos e outras flores, e num espaço até bastante reduzido consegue criar couves, alfaces, rúcula e sobretudo tomates cereja.
Estas pequenas bolinhas vermelhas são as rainhas da horta. Os tomateiros crescem rapidamente, cheios de vigor e saúde, ocupam todo o espaço disponível e presenteiam-nos com pequenos tomatinhos, doces, deliciosos e sobretudo sem químicos.
Para mim é um luxo chegar ao quintal e apanhá-los bem vermelhos e maduros cada vez que se vai fazer uma salada ou se quer penicar nalguma coisa. Até os cães são apanhados muitas vezes a roubá-los directamente da horta!
E aproveitando esta abundância de tomates, criam-se pratos para tirar partido ao máximo deste presente.
Além de serem comidos nas saladas, ao lanche, ou usados em molho de tomate, podemos colocá-los no forno, combiná-los com o seu melhor amigo, o queijo, e fazer um prato principal leve e delicioso ou um acompanhamento diferente.
Uma camada de tomate assado é seguida de fatias de queijo mozzarella derretido do crocante do crumble e tudo se funde numa garfada de puro deleite. Para mim é a melhor maneira de usar e agradecer o que a pequena hortinha nos deu.
Crumble de tomate cereja
Para a base de tomates:
500g de tomate cereja
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de alho em pó
2 colheres de chá de oregãos
sal
pimenta
————–
1/2 chávena de chá de folhas frescas de mangericão picadas
80g de queijo mozzarella fresco
Para o crumble:
35g de margarina vegetal ou óleo de coco
50g de farinha integral (pode usar farinha sem glúten se necessário)
30g de flocos de aveia
30g de queijo ralado
sal
Coloque num tabuleiro os tomates cereja lavados e tempere-os com sal, pimenta, o azeite e os oregãos. Leve ao forno a 190ºC cerca de 30 minutos, até os tomates começarem a abrir.
Entretanto prepare o crumble. Numa tigela misture a farinha, a aveia e o sal. Junte a margarina ou o óleo de coco e esfregue entre os dedos até ter uma consistência de pão ralado. Acrescente o queijo ralado e volte a misturar. Se necessário acrescente um pouco mais de sal ou pimenta.
Retire os tomates do forno e espalhe por cima as folhas de mangericão e o queijo mozzarella cortado em fatias. Por cima coloque o crumble que preparou.
Leve ao forno mais 20 minutos, até o crumble começar a ficar dourado e o queijo tiver derretido.
Retire e sirva.
Recipe in English
Cherry tomatoes crumble
500g cherry tomatoes
2 tbsp olive oil
2 tsp ground dried garlic
Salt
black pepper
dried oregano leaves
————-
3tbsp fresh basil, chopped
80g fresh mozzarella, sliced
Crumble:
35g vegetable margarine or coconut oil
50g whole wheat flour
30g rolled oats
30g parmesan cheese, grated
salt to taste
Toss the cherry tomatoes in olive oil, and season with salt, pepper and ground garlic. Lay out tomatoes in a baking dish, and roast at 190°C for 30 minutes, until the tomatoes are just beginning to split.
Meanwhile, prepare the crumble topping. Rub the margerine and flour together with your fingertips until the mixture resembles coarse breadcrumbs. Add the oats, salt and grated parmesan, and mix to combine.
When the tomatoes are ready, add the fresh basil, and mix. Spread the tomatoes into a single layer, and top with the slices of mozzarella. Sprinkle over the crumble topping, and return to the oven for a further 25 minutes or so, until the crumble topping is crispy and golden brown.