Daí que desde muito cedo a criança deva ser apresentada aos vários legumes, frutas e verduras. Assim, inicialmente por pedido dos pais e também os ver a comer, e mais tarde por vontade própria, os alimentos simples e sem serem processados, facilmente passam a fazer parte do seu dia-a-dia. São estas crianças que levam para a escola fruta e iogurtes em vez de bolos empacotados, ou jantam uma sopa (com as tais “coisas verdes”) sem chorar.
É por isso que não pude recusar o desafio do Super Gangue dos Frescos promovido pelo Lidl.
Estes amorosos legumes e frutas com olhinhos e perninhas prometem mostrar aos mais novos que comer de forma saudável pode também ser muito saboroso e bastante divertido.
É assim que nasce este crumble de pêra e mirtilo, bem a propósito destes dias mais frios, em que apetece ligar o forno e comer as primeiras sobremesas morninhas.
Além de ser feito com fruta da época, que normalmente os mais pequenos até costumam gostar, não contem glúten e apenas leva uma pequena quantidade de doce. Além das vitaminas presentes na fruta, a amêndoa e o coco presentes na camada de crumble são uma fonte de fibras, proteínas, minerais e ácidos gordos essenciais tão importantes durante o crescimento.
Pode ser uma sobremesa deliciosa, ou um lanche diferente, ou até mesmo um pequeno almoço bastante completo se servido com um pouco de iogurte. E claro, as combinações de frutas são infinitas, por isso pode ser adaptado aos gosto de cada um, sobretudo dos mais pequenos.
Crumble de pêra e mirtilos
Para o recheio:
350g de pêras descascadas e sem caroço
90g de mirtilos
30g de xarope de ácer ( se usar mel reduza a quantidade)
1 colher de sopa de amido de milho
Para o crumble:
40g de amêndoa ralada finamente
40g de coco ralado
20g de margarina vegetal ou óleo de coco
10g de xarope de ácer ou mel (opcional)
Ligue o forno a 180ºC.
Prepare o recheio, misturando num tabuleiro as frutas com o xarope de ácer e o amido de milho. À parte prepare o cumble, misturando o coco, a amêndoa, a margarina amolecida e o xarope de ácer se quiser. Amasse bem com os dedos.
Coloque esta mistura por cima da fruta.
Leve ao forno durante 30-40 minutos, até a fruta estar cozida e o crumble dourado.
Se vir que o crumble está a escurecer rapidamente, coloque uma folha de alumínio por cima.
Retire do forno, sirva morno ou frio.
Aposto que esse crumble deve ser ainda mais saboroso que o original! E com essa cor linda nao ha criança que se recuse a comer! Tenho feito os possiveis para que os meus filhos comam de tudo sem recusas e sem birras. Adoro fazer tudo em casa, fica muito mais saboroso e é muito mais saudavel. E os meus filhos, principalmente o mais velho, ja se mostra surpreendido por ser possivel fazer tudo em casa! Beijinhos
adoro crumble seja do que for mesmo, esse está magnifico perfeito mesmo e bem saudavel.
O Cantinho dos Gulosos
Ontem também fiz crumble de pêra, com esta chuva sabe mesmo bem!
Adorei a receita! Vou fazer para o café da manhã (ops… pequeno almoço!) da minha pequena. Pena que aqui no Brasil os mirtilos são raros e caros, mas em compensação é época de amoras e talvez consiga algumas no quintal de uns amigos. Obrigada!
Concordo! A educação influência em muito os gostos das crianças no futuro, é bom que se habituem a comer de forma saudável e variada. 🙂
Também sou fã da iniciativa do Lidl 😀
Esse crumble parece tão bom! Não faço um há imenso tempo, tenho de tratar disso 🙂
Muito bom, não só para os mais pequenos 😛
Eu sou pequenina e adoro esta sugestão 🙂
Adoro mirtilos e o crumble com amêndoa e coco é uma maravilha.
Um beijinho.
Delícia!
Adorei sua receita Sara!
Vivi (cozinhandocomretalhos.blogspot.com.br)
Já fiz e desapareceu num instante! Muito bom Sara !!!
Beijinho e continuação de bom trabalho!
Francisca