Adoro fazer pão!
Rara é a semana em que não faço o nosso pão e confesso que é um ritual do qual tenho alguma dificuldade em abdicar.
Fazer o nosso pão permite usar farinhas de boa qualidade, biológicas e sem melhorantes, deixá-lo fermentar o tempo necessário e sem pressas, usar sementes, frutos secos e brincar com diferentes sabores e texturas.
Dou sobretudo preferência aos pães de fermentação longa e feitos com massa velha, mas há alturas em que os horários não permitem e não se conjugam com os do processo de fazer pão.
Nessas alturas opto por pães mais rápidos, com fermentações mais curtas ou mesmo sem qualquer fermentação como é o caso deste.
Este pão sai directamente do
novo livro do Jamie Oliver, cheio de receitas nutritivas e equilibradas, com opções vegetarianas, e muita informação sobre nutrição e estilo de vida saudável.
É muito rápido de fazer, perfeito para aqueles dias em que chegamos a casa e queremos comer pão acabado de sair do forno, ou para servir num pequeno almoço de fim de semana, ainda a estalar e a fumegar.
Feito com farinhas integrais, e sem qualquer fermentação, permite que rapidamente saia do nosso forno um pão muito rico, nutritivo e delicioso. Mesmo quem nunca se aventurou na arte da padaria (coisa que aconselho a fazer nem que seja uma vez), ou não tem muita paciência para esperar, pode ter o prazer de sentir o delicioso cheirinho do pão a cozer no forno e beneficiar de um pão 100% integral.
Pão integral super rápido
(receita adaptada do livro “Receitas Saudáveis” do Jamie Oliver)
250 g de farinha de trigo integral, mais um pouco para polvilhar
100g de farinha de centeio
50g de flocos de aveia
1 colher de chá de sal fino
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo
300 ml de buttermilk ou iogurte natural
sementes de papoila q.b. (opcional)
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Coloque as duas farinhas, os flocos de aveia, o bicarbonato de sódio e o sal numa tigela grande e misture bem.
Numa outra tigela, bata o ovo com o buttermilk ou o iogurte, e com um garfo, incorpore esta mistura na farinha. Quando a massa começar a ligar, amasse-a com as mãos levemente polvilhadas com farinha, até ficar homogénea.
Molde a massa numa bola grande, coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha, polvilhe também a massa levemente com farinha e achate-a com as mãos.Coloque por cima sementes de papoila se o desejar. Com uma faca faça uma cruz ou uma estrela no topo, com cerca de 1/2 cm de profundidade, e depois coza no centro do forno durante 40 a 45 minutos, ou até o pão apresentar uma crosta firme por cima e soar a oco quando lhe bater por baixo.
Transfira o pão para uma grelha para arrefecer e sirva-o ainda ligeiramente quente.