Provavelmente já não é novidade para muitos, mas as compotas feitas com sementes de chia só agora se começaram a preparar na minha cozinha. Sinceramente nem sei porque demorei tanto tempo a experimentar. Não foi por falta de curiosidade e muito menos por achar que não satisfaziam os meus requisitos alimentares, acho que foi mesmo por falta de oportunidade e de lembrança.
De facto são realmente uma delicia, e para quem quer uma compota sem ter que adicionar quantidades absurdas de açúcar e que esteja pronta rapidamente, esta é a solução ideal.
Mas as vantagens da compota de sementes não se ficam por aqui: poder comer de uma forma diferente estas sementinhas é uma grande mais valia. Nunca é demais relembrar que são extremamente ricas em cálcio, ómega 3, ferro e fibras. Melhoram o funcionamento intestinal e além disso dão uma enorme sensação de saciedade.
Experimente barrar esta compota no pão ou juntá-la ao seu iogurte, além de ficar delicioso vai ainda ficar mais nutritivo.
Utilizando as sementes de chia para fazer compotas, podemos abdicar da grande quantidade de açúcar normalmente utilizado, da pectina e do interminável tempo de cozedura.
A chia com o seu enorme poder de absorver água, cria uma textura gelatinosa tornando-a muito interessante para fazer pudins e gelatinas.
Assim, fazer compotas com sementes de chia é mesmo muito fácil: basta cozer a fruta, adoçar a gosto, juntar a chia e pronto, as sementinhas fazem o resto do trabalho!
A proporção ideal é 2 chávenas de fruta para 2 colheres de sopa de sementes. Se quiser uma compota mais consistente junte mais um pouco de sementes. Pode adoçar com o que mais gostar, eu pessoalmente utilizo stevia, mas pode usar geleia de arroz, xarope de ácer, mel…
O único senão desta compota é o tempo de duração, ao contrário das convencionais só dura no frigorífico 10 a 15 dias, por isso se fizer mais quantidade é melhor congelar.
Compota de morango e chia
(rende 1 frasco)
2 chávenas de chá de morangos partidos ou outro fruto que prefira
2 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de sumo de limão (opcional)
adoçante a gosto ( eu uso stevia, cerca de 2 colheres de chá)
Coloque os morangos num tacho e cozinhe-os em lume brando até estarem macios e e começarem a criar liquido. Caso use fruta com menos teor de água, acrescente um pouco se achar necessário. Retire do lume.
Passe a fruta com a varinha mágica.
Se quiser acrescente o sumo de limão e o adoçante que escolheu.
Junte as sementes de chia e misture. Deixe descansar cerca de 5 minutos. As sementes vão criar uma textura de geleia. Se quiser mais espessa acrescente uma colher de chá de sementes de chia.
Passe de novo com a varinha mágica. Pode saltar este passo, mas pessoalmente gosto mais de uma compota mais uniforme.
Transfira a compota para um frasco, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Aguenta no frio entre 10-15 dias. Também pode congelar.
Fiz compota de morango há pouco tempo e não juntei sementes de chia mas quero fazer da próxima vez! beijinhos
É uma óptima ideia. Irei experimentar. Obrigada!!!
Bjinhos
Bimby & Sabores da Vida
Já fiz algumas vezes e realmente é uma forma ótima, rápida e muito saudável de ter uma compota pronta em menos de nada. Gosto de usá-la nas papas de aveia (ou overnight oats) ou, como bem dizes, numa fatia de pão torrado. Absolutamente delicioso 🙂
Beijinhos grandes
Eu já me deparei com algumas receitas desse género e soam mesmo bem! A ideia de não ter de usar imenso açúcar é mesmo tentadora 😀
Acabei de fazer! Mas como não tinha muitos morangos, adicionei uma ta tangerina bem docinha :).
Vou usar no meu lanche, sobre umas panquecas.
São muito boas mesmo!
Adoro a versatilidade e a facilidade com que se faz.
E adoçar as papas de aveia, e comer com pão ou iogurte, tão bom!
Adoro a de morango, sem dúvida que é a minha preferida.
Um beijinho linda.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Adorei a ideia!! Tenho de fazer cá para casa e para a minha mãe que não pode comer açúcar.
Beijinhos
Já faço há bastante tempo. Exprimentem as mais variadas misturas,tais como abacaxi e banana, morango e maçã, etc. A criatividade também vai nos temperos, a canela, o cardomomo, o cravinho, etc acrescentam sabores exóticos as nossas compotas.
Finalizando, eu pouco fervo a fruta, só o bastante para a amaciar, depois trituro com a varinha mágica, e só então acrescento as sementes chia.
Aqui fica o meu contributo.
Excelente cor! 😀
A stevia que usa é em pó, líquida ou granulada? A que usa deixa um sabor ligeiramente ácido? Existe alguma que não deixe esse sabor ácido?
Obrigada.