A ideia de um pão mais proteico, mais saciante e mais rico já me perseguia há algum tempo, mas conseguir uma boa textura e sabor aproximados ao do pão comum não é fácil. Arrisco até a dizer que é impossível. Estamos demasiado habituados a pães brancos, fofos, com crosta estaladiça, que só são possíveis devido à quantidade de glúten da massa e infelizmente muitas vezes devido a melhorantes. Por isso obviamente utilizar ingredientes diferentes do trigo comum tornará o pão bastante diferente e por isso muitos ficam desiludidos. Quando se procura um pão com menos glúten e mais natural, temos que ter mente aberta e evitar comparar com o pão normal de padaria, de certeza que não será igual.
A receita deste pão não podia ser mais simples. Quinoa, sementes de chia e pouco mais! É naturalmente isento glúten mas sem as féculas que se utilizam em demasia neste tipo de pães.
Rico em proteína, fibras e ácidos gordos essenciais, tem uma quantidade de hidratos de carbono relativamente baixa em comparação com outros pães o que o torna perfeito para dietas de emagrecimento e para diabéticos.
Guarde-o no frigorífico durante uma semana ou congele-o em fatias. Experimente torrá-lo, fica delicioso!
Pão de quinoa
300g de quinoa
60g de sementes de chia
1/2 chávena de chá + 1/2 chávena de chá de água
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
50ml de azeite
1/2 a 1 colher de chá de sal fino
sementes variadas opcional)
Na noite anterior a fazer o pão, coloque a quinoa de molho, tape e leve ao frigorífico. Demolhe também as sementes de chia com 1/2 chávena de água e leve ao frigorífico.
Antes de fazer o pão, escorra a água da quinoa, lave-a e deixe escorrer o melhor possível num coador.
Ligue o forno a 170ºC.
Coloque a quinoa, a chia demolhada, 1/2 chávena de água, o azeite, o bicarbonato e o sumo de limão num robot de cozinha ou numa picadora e triture até obter uma massa com a textura de massa de bolo. Pode deixar alguns grãos de quinoa por moer. No fim pode envolver algumas sementes se gostar.
Coloque numa forma de bolo inglês com cerca de 20 cm, forrada com papel vegetal e leve ao forno aproximadamente 60 a 90 minutos. O pão deve estar firme ao toque. O tempo de cozedura pode variar de forno para forno, por isso vá verificando.
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante 30 minutos e depois passe-o para uma rede, só então corte em fatias.
Pode guardar o pão durante alguns dias no frigorífico ou se preferir congelar.
Já fiz mas com farinha de quinoa e gostei.
Este além de lindo tem um aspecto super delicioso.
Bom fim de semana
Adorei a receita Sara, estava a pensar que era com farinha de quinoa,
mas adorei o processo de o fazer, simples e quinoa em grão há sempre em casa.
Ainda me lembro de há muitos anos experimentar um pão sem trigo, quando ainda não se falava nada nestas coisas e apesar de estranhar a textura, adorei e experimentei outros na altura.
Hoje em dia já os fazemos em casa, mas confesso que me prendo muito ao trigo e à espelta e àquela crosta!
Um beijinho.
Já experimentei fazer de aveia e gostei bastante, mas o que dizes é mesmo verdade, é impossível fazer o que as pessoas associam realmente a pão. O das padarias e supermercados têm sempre tantos aditivos… Mas os pães caseiros, mesmo que fiquem com textura mais densa e sabor diferente, são tão bons! Esse parece-me um bom exemplo, adorei a ideia… Tenho de ver se faço 😀
ah que delícia! parece um bolo de quinoa, bem consistente e excelente para barrar uma compota!
beijinho e boa semana!*
Vou experimentar, parece fácil, pode ser que seja desta que consigo fazer pãozinho bom e sem glúten, esse está lindo. Beijinhos
Uma receita bem interessante. Adorei.
Bjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Ando a tentar fazer pães sem glúten há algum tempo e são quase todos tentativas furadas. Este parece bom e simples… Vou experimentar! Obrigada!
Já fiz e pareceu-me um pouco encruado por dentro. Talvez não tenha escorrido bem a quinoa. Ou é mesmo assim? Qt ao sabor está fantástico!
Coloquei na torradeira (por achar encruado, e ficou divinal)!
Obrigada ☺
olá bárbara, este pão tende a ficar um pouco encruado, ou pelo menos assim nos parece. O segredo, se achar que está encruado, é torrar. resolve logo o problema. para a próxima vez deixe mais um pouco no forno,talvez fique melhor. Mas apesar disso é um pão fantástico, muito saboroso e que torrado fica perfeito 😀
beijinhos
Sim, torrei e focou divinal! Obrigada ☺
Dá para fazer esta maravilhosa receita na máquina de fazer pão?
Olá, lamento mas está receita não dá com a máquina de pão. Mas também é tão fácil e nem precisa de amassar, que não sentirá falta da máquina.
Usou a mesma quantidade de farinha de quinoa que seria dos grãos? E para o restantes,seguiu a receita?
Poderei usar quinoa cozida? Será a mesma quantidade e depois seguimos a receita?
olá Bárbara nunca usei com quinoa já cozida, mas suponho que a quantidade não possa ser a mesma.
Obrigada por partilhar a receita! Já experimentei e é muito bom, uma boa alternativa ao pão.
Barbara, posso usar 300 gramas de farinha de quinoa?
Não, esta receita tem mesmo de ser feita com a quinoa em grão