Por vezes a vida traz-nos surpresas, daquelas de que não estamos realmente à espera e que nos deixam literalmente sem palavras.
Foi o que me aconteceu há uns meses quando recebi um convite que me fez reler o e-mail pelo menos umas dez vezes.
Levar o Nem acredito que é saudável! para o papel não era de facto algo que tivesse em mente, mas o desafio de criar um livro de sobremesas saudáveis, de que todos pudessem usufruir, seria uma continuação do trabalho e da ideia que tenho querido passar ao longo do tempo com o blog.
Por isso agarrei este projecto com muito carinho, muito empenho e tentei partilhar neste livro de uma forma fácil e acessível um pouco do que sei sobre alimentação, ingredientes e as receitas que mais gosto.
Tornar sobremesas, compotas, bolos e gelados menos prejudiciais para a nossa saúde e possíveis de serem saboreados até para quem tem restrições, sempre foi uma das minhas preocupações.
Adoro doces, e como eu a grande maioria das pessoas, por isso acho que não há necessidade de abdicar por completo de algo que nos dá prazer. Para mim o segredo está na escolha dos ingredientes e na sua combinação. Assim, partilho convosco receitas com ingredientes que podem ser consumidos pela maioria, sem açúcares refinados, farinhas brancas ou gorduras nefastas.
Foram meses de trabalho, muita dedicação, com a criatividade a trabalhar como nunca, e claro, com algumas frustrações pelo meio, mas que se tornou mais que apenas um livro de receitas. É um bocadinho de mim, das minhas ideias e do meu mundo que partilho convosco. É uma forma de agradecer todo o carinho e incentivo que me têm dado através do blog.
O lançamento está para breve, na Feira do Livro em Lisboa, mas já está em pré-venda online.
Espero que todos gostem e possam tirar proveito deste meu “bebé”.
Até lá convido-vos a beber um chá e lanchar estes bolinhos deliciosos de amêndoa e compota de chia.
São feitos sem farinha, apenas com amêndoas, e coroados no final com compota sem açúcar. Nestes usei de frutos vermelhos, feita com sementes de chia (
veja aqui como fazer), mas pode usar outra que prefira.
São sem glúten, vegan e mesmo quem está de dieta pode comer um ou dois sem culpa.
Estes biscoitos representam tudo o que o Nem acredito que é saudável! tenta passar: receitas fáceis, rápidas, com menor impacto na nossa saúde, sem ter de abdicar do que é saboroso.
Biscoitos de amêndoa com compota de chia
170g de farinha de amêndoa
10g de óleo de coco derretido
2 colheres de sopa de leite de soja ou outro que prefira
70g de geleia de arroz
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pitada de sal
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
compota sem açúcar à escolha q.b. (usei esta feita com sementes de chia)
Ligue o forno a 180ºC.
Num recipiente misture os ingredientes secos.
Acrescente o óleo de coco, o leite e a geleia de arroz. Misture tudo muito bem.
Cubra o recipiente com película e leve a mistura ao frigorífico durante 20 minutos.
Retire do frigorífico. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Faça pequenas bolinhas de massa e disponha-as no tabuleiro. Com o polegar abra uma pequena concavidade no centro.
Encha-a com a compota que escolheu.
Leve ao forno 15 minutos, até começarem a ficar dourados.
Retire do forno mas deixe ficar as biscoitos no tabuleiro durante 5 minutos, depois coloque-os numa rede para arrefecer.
Guarde-os num recipiente fechado.
Estes biscoitos têm tendência a ficar mais moles com o passar do tempo, uma vez que a amêndoa começa a absorver a humidade da compota, mas para mim ficam ainda melhores!