Receitas saudáveis para todos

Puré de millet (vegan, sem glúten) . Millet mash (vegan, gluten free)

{scroll down for english version}

Não sou uma fã de batatas, como aliás se vê pela sua ausência no blog. Sinceramente não me dizem nada, nem fritas, nem cozidas, mal a mal no forno. Tenho-as sempre no cesto da cozinha, mas raras são aquelas que não acabam por grelar, ou pior ainda, apodrecem, deixando pela casa um dos piores cheiros que já senti!
Esta é mais uma daquelas receitas que não entendo porque não a partilhei mais cedo, acho que por se ter tornado tão habitual acabei por não lhe dar a devida importância.
Aprendia-a há muito tempo, enquanto andava a estudar, na disciplina de Macrobiótica. A ideia de fazer um puré cremoso sem recorrer às batatas pareceu-me genial, e desde então tornou-se o “meu” puré.
Ao longo do tempo fui adaptando a receita original ao nosso gosto, mas a sua essência está lá. Millet e couve flor cozidos e passados até ficarem num puré cremoso e aveludado. Se tem o mesmo sabor que o de batata? Como é óbvio não, mas é bastante semelhante. Arrisco até a dizer que se bem temperado, os mais distraídos comem e nem dão conta que não é o convencional.

É uma excelente alternativa ao puré de batata tanto como acompanhamento, como para usar num empadão.
É bem mais leve e fácil de digerir, além de ser menos calórico e mais rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ah, e também é bem mais rápido de fazer, e fica muito bom no dia seguinte, ao contrário do original!
Já falei diversas vezes no millet aqui no blog, mas mais uma vez reforço que é um cereal óptimo para o estômago, fácil de digerir, sem glúten e que até os bebés podem consumir. Se quiser ter mais informações sobre o millet e como cozinhá-lo, veja este post.

Puré de millet
(para 2 a 3 pessoas)

1 chávena de chá de millet
1 e 1/2 chávena de chá de couve flor partida em floriculos
1 cebola média partida
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
3 chávenas de chá de água
2 a 3 colheres de sopa de leite de arroz ou outro que prefira
sal a gosto
pimenta a gosto
noz moscada a gosto

Lave o millet e coloque-o numa panela com a cebola, a couve flor, sal e a água. Leve tudo a cozer, e quando começar a ferver reduza o lume ao mínimo e tape. Deixe cozinhar durante 20-30 minutos até o millet e os legumes estarem cozinhados e macios. Acrescente o azeite.
Passe tudo com a varinha mágica ou com o robot de cozinha até obter um puré suave e cremoso. Acrescente 2 a 3 colheres de sopa de leite , tempere com pimenta e noz moscada e retifique o sal.
Volte a passar tudo de novo.
Sirva de imediato.

Millet mash
(serves 2-3)

1 cup of millet
1 e 1/2 cup of cauliflower cut into florets
1 medium onion, chooped
2 garlic cloves
2 tablespoons of olive oil
3 cups of water
2 to 3 tablespoons of rice milk or other you prefer
salt to taste
pepper to tasre
nutmeg to taste

Wash and drain the millet, then put it in a saucepan. Add the water, cauliflower, onion, and salt.
Bring to a boil and reduce the heat to the lowest simmer. Cover and cook for 20-30 minutes, until millet and vegetables are cooked.
Use an hand blender for the smoothest puree, but a food processor will work. Purée until the mixture is as smooth as you can get it. Add olive oil.
Season with pepper, nutmeg and if you want add 2-3 tablespoons of vegetable milk.
Blend again.
Serve.

14 Replies to “Puré de millet (vegan, sem glúten) . Millet mash (vegan, gluten free)”

  1. Anónimo

    Olá Sara,
    Muito obrigada por esta receita. Lá em casa, nós os três, adoramos puré mas evito de fazer pois não é muito saudável… Já tinha experimentado, com metade de batata e metade de couve flor. Mas agora vou fazer com o millet, que curiosamente já fiz como acompanhamento semelhante a arroz, mas não gostei muito. Vou dar uma 2ª oportunidade para saber se é desta que me conquista.
    Talvez faça hoje mesmo para o jantar e depois direi 🙂
    Beijinhos
    Andreia Neto

  2. Anónimo

    Boa tarde Sara! Diga-me se em vez da couve flore que é coisinha que dispenso 🙂 se a batata doce combina na perfeição? Uma vez que é mais saudável e adoro.

    Obrigado e continuação de bom trabalho

  3. Sara Oliveira

    olá 🙂
    sinceramente não sei porque nunca experimentei, mas a textura será diferente, provavelmente menos leve.
    Eu também costumo torcer o nariz à couve flor, mas aqui nem se percebe, só lhe vai dar leveza. Experimente!
    Beijinhos

  4. Sara Oliveira

    Olá Andreia, espero que goste. O millet é muito versátil, e provavelmente ainda não acertou com uma receita para si. Experimente também salteado com legumes, é muito bom. Neste puré eu acho divinal 🙂
    bj

  5. Mónica

    Olá Sara.
    Será que se fizer com a farinha de millet funciona de igual modo?É o que tenho em casa de momento para as papas da filhota!
    Muito obrigada pela partilha

  6. Avelã

    Eu também não adoro batata, a menos que se trate de batata-doce (adoro batata-doce). Não sou muito fã de purés, mas esse parece mesmo bom! Fiquei cheia de vontade de fazer 🙂

  7. Anónimo

    olá sara! recentemente tive alguns problemas de estômago e fui à procura de receitas que me ajudassem a ultrapassá-los. encontrei um artigo da ana galvão inspirado na macrobiótica a recomendar o millet e passei a incorporá-lo nas minhas refeições com regularidade. não sei se foi isso que ajudou (ou um casamento em que estivemos 12h nos comes e bebes, versão vai ou racha!), mas os problemas gástricos passaram! 😉 beijinho

  8. Inês Ginja

    Sara, gosto muito de millet, também o conheci na minha fase em que andava super mal do estômago.
    Eu gosto de batata, adoro fritas (mas nunca faço em casa), e adoro chips de batata doce, e batata a murro! Às vezes faço puré de couve-flor e gosto bastante, tenho a certeza que este ainda ia gostar mais, é uma boa ideia para variar.
    Sabes se conseguimos encontrar farinha de millet? Por cá nunca encontrei. Mas por aí talvez seja mais fácil. Se souberes diz-me sim?
    Um beijinho.

  9. Unknown

    Confesso que sou fã assumidissima de batata, de todos os feitios e cozinhada de todas as formas, mas este puré deixou-me muito curiosa! Millet nunca falta cá em casa, gosto muito de comê-lo e é o meu alimento de emergência para os problemas gástricos. E como já costumo usar couve-flor no meu puré de batata, acho que vou mesmo experimentar isto que tem um aspecto delicioso! 🙂

    Beijinho*

  10. Anónimo

    Olá Sara,
    Só neste fim de semana é que fiz este puré e gostámos muito. Mesmo o meu marido que "torce o nariz" a estas substituições disse que era bom e ele nem quis acreditar que estava a comer millet e couve flor…
    Obrigada Sara por abrir os meus horizontes para comidas + saudáveis
    Andreia Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *