{scroll down for english version}
Começou a azáfama do mês de Dezembro que eu tanto gosto!
É um mês que me enche de um entusiasmo quase infantil porque acho que tudo ganha um brilho diferente: as ruas enchem-se de luz, há música onde quer que passamos, planeiam-se encontros e reuniões de família ou amigos, a minha casa enche-se raminhos de pinheiro, guizos e renas e parece-me que há mais sorrisos no ar.
Se é um mês de consumo? Sim é, já todos o sabemos, mas na realidade consumimos o ano inteiro, não é só nesta época. De facto, o Natal não tem que ser muito diferente, não temos que comprar prendas caríssimas, podemos simplesmente aproveitar esta altura para relembrar o quanto gostamos dos que nos são mais queridos e para isso basta um abraço, um cartão ou uma prenda simbólica escolhida ou feita com carinho.
Adoro as prendas feitas em casa, gosto de as fazer e gosto de as receber. Quando fazemos algo para alguém estamos a colocar um pouco de nós nessa oferta: o nosso carinho, o nosso tempo e dedicação, por isso lhes dou tanto valor.
Este ano os frutos secos vão dar vida à minha cozinha. Quem não gosta de frutos secos caramelizados? São deliciosos, o cheiro que emanam é irresistível e são perigosamente viciantes.
A versão que vos trago é bem mais saudável que os tradicionais que são feitos com açúcar em ponto de caramelo.
Estes são tostados e “caramelizados” com xarope de ácer ou geleia de arroz e depois salpicados com um pouco de açúcar de coco que lhes dará o toque crocante final.
Utilizei amêndoas, mas pode usar outro fruto seco ou mesmo uma mistura.
Dentro de frasquinhos bonitos são uma prenda maravilhosa, feita com carinho e que de certeza fará quem a receber muito feliz.
Aproveito para relembrar que está a decorrer até dia 18 de Dezembro o sorteio de um exemplar do meu livro “Nem acredito que é saudável” cheio de receitas saudáveis de snacks, sobremesas, bolos e biscoitos absolutamente deliciosos. Não deixe de participar, é um presente muito especial para si ou para quem mais gosta.
Para participar basta seguir o blog nas redes sociais (Facebook e Instagram) e deixar um comentário na publicação. Para ver como participar veja
aqui neste link.
Amêndoas “caramelizadas”
(rende 2 frascos)
2 chávenas de amêndoas sem pele ou outro fruto seco
3 colheres de sopa de açúcar de coco
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de xarope de ácer ou geleia de arroz
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de óleo de girassol de boa qualidade
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de canela
Ligue o forno a 160ºC. Coloque as amêndoas num tabuleiro e leve ao forno até começarem a alourar . Demora cerca de 10 minutos, mas vire-as no meio do tempo. Retire do forno e reserve.
Numa tigela misture o açúcar de coco com o sal. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente leve ao lume o xarope de ácer, a água, o óleo, a baunilha e a canela até começar a ferver.
Nessa altura, baixe o lume e junte as amêndoas. Envolva-as no “caramelo” e mexendo sempre deixe evaporar todo o liquido. As amêndoas vão ficar envolvidas numa espécie de pasta, é normal.
Retire do lume e deite as amêndoas sobre o açúcar de coco, envolva bem de modo a todo o açúcar adira às amêndoas.
Coloque-as num papel vegetal até arrefecerem. À medida que o tempo passa vão ficando crocantes.
Coloque em frascos.
Recipe in English
Healthier candied almonds
(yelds 2 jars)
2 cups of almonds
3 tablespoons coconut sugar
1/4 teaspoon salt
3 tablespoons maple syrup or brown rice syrup
2 teaspoons water
1 teaspoon oil
1 teaspoon vanilla extract
1 teaspoon cinnamon
Bake the almonds on a a baking dish 162°C for 10-12 minutes until they smell toasty. Set aside.
In a bowl, combine coconut sugar and salt and set the bowl aside.
Combine the maple syrup, water, oil, vanilla and cinnamon in a medium saucepan and bring to a boil, reduce heat to medium, and add the almonds.
Cook until the liquid has evaporated, stirring frequently, which will take about 2-3 minutes. Remove the pan from the heat and transfer the nuts to the bowl with coconut sugar.
Stir and make sure that they’re well coated. Pour the almonds onto a piece of parchment paper to cool. Once completely cooled, the almonds and the coating become crunchy.