Não sei quanto a vocês, mas para mim, há poucas coisas tão reconfortantes como chegar a casa tarde, depois de um dia a trabalhar, um frio de rachar na rua e comer uma tigela de sopa quente.
A sopa aquece o corpo, aquece a alma, e até serve para aquecer as minhas mãos geladas!
A sopa dá-nos uma sensação de bem estar, de conforto e de nutrição do corpo e da mente que poucos pratos nos conseguem dar.
Não sou esquisita, gosto de praticamente todas as sopas, mas se puder escolher, prefiro-as sem batata. Não sou uma fã de batatas, por isso praticamente deixei de as usar nas sopas, sobretudo porque me apercebi que ficavam menos pesadas e eram bem mais fáceis de digerir.
O caldo verde, exactamente por ter batata, foi sempre sopa que não apreciava. Era demasiado pesado para mim. Digamos que sendo vegetariana,e não gostando de caldo verde, sou uma péssima companhia nos santos populares!
Foi assim que a minha mãe se tornou uma perita a fazer sopas sem batata (obrigado mãezinha). Hoje, graças às suas mãos mágicas, o caldo verde já faz parte da minha ementa e curiosamente tornou-se uma das sopas que mais faço.
Existem dezenas de receitas de caldo verde sem batata, esta é só mais uma, a minha. É aquela que mais me satisfaz e que parece satisfazer também os que a comem comigo. Uns dias ponho mais couve flor noutros ponho mais chuchu, mas a receita base é esta. Por isso, como resposta a tantos pedidos, finalmente trago a receita de caldo verde sem batata.
Espero que gostem tanto quanto eu.
Caldo verde sem batata
1 chuchu com cerca de 300 g
1 couve flor com cerca de 250g
4 dentes de alho
1 cebola com cerca de 150 g
1 courgete com cerca de 400 g
180 g de couve para caldo verde
azeite
sal
água
8 rodelas de chouriço de soja ( opcional)
Arranje e parta todos os legumes em pedaços pequenos (à excepção do caldo verde) e coloque numa panela. Tempere com sal e salteie ligeiramente no azeite.
Acrescente a água até os cobrir e leve a cozer em lume brando.
Coloque o caldo verde (depois de lavado) dentro de um cesto para cozer a vapor e ponha-o dentro da panela de modo a que coza simultaneamente com os outros legumes.
Quando o caldo verde estiver cozido, retire-o e verifique se os legumes já estão cozinhados.Triture-os com a varinha e acrescente água até obter um caldo mais ou menos cremoso conforme o seu gosto. Junte o caldo verde que já está cozido e mexe-se bem. Rectifique os temperos
Pode ser servido acompanhado por rodelas de chouriço de soja.