Receitas saudáveis para todos

Quando penso qual será a compota com mais adeptos, a primeira que me surge na cabeça é a marmelada.
Grande parte das famílias portuguesas tem o hábito de fazer a sua própria marmelada, é algo muito nosso, as bisavós faziam, as avós faziam , as mães fazem, e vai passando de geração em geração este costume tão bonito.
Na minha casa não é excepção, e todos os anos há sempre alguém que nos oferece marmelos ou gamboas que inevitavelmente acabam numa linda marmelada.
Uns gostam dela mais sólida, de cortar à fatia, outros preferem mais suave para barrar no pão, fazemos sempre duas versões para agradar a todos. 
Com os anos tenho vindo a cortar a quantidade de açúcar e ultimamente já muito pouco colocava. No entanto, desde que decidi retirar o açúcar refinado da minha alimentação, a marmelada deixou de fazer parte das minhas compotas do dia-a-dia. 
Experimentei fazê-la com tâmaras, com geleias, mas não era aquilo que eu queria, não era essa a marmelada que eu me lembrava. Podia chamar-lhe outra coisa, mas não marmelada. O meu cérebro ia programado para comer aquilo e ficava muito desapontado quando não correspondia ao que conhecia como marmelada.
Pelos vistos também não sou a única a sofrer do mesmo desapontamento porque no espaço de uma semana recebi imensos e-mails a pedir ideias para uma marmelada sem açúcar refinado.
Achei fabuloso que tantas pessoas que tal como eu têm a tradição de fazer a sua marmelada, quisessem mudar os hábitos para algo mais saudável, mesmo que isso significasse alterar a sua receita de sempre.
Este foi o balanço que eu precisava para finalmente criar uma nova rubrica no blogue. ADAPTA A MINHA RECEITA” , é uma forma de responder e partilhar tantos pedidos que recebo de pessoas que querem adaptar as suas receitas para uma versão mais saudável, ou vegetariana ou sem glúten, mas não sabem como. Respondo a todos e tento sempre apresentar as alternativas que me parecem melhores, mas agora podemos começar a partilhar com outros leitores, até porque as dúvidas de uns também poderão ser de outros.
Por isso estão todos convidados desde já a enviar as vossas ideias e dúvidas, que eu prometo que tentarei adaptar a receita o melhor possível.
Marmelada sem açúcar é sem dúvida a melhor maneira de começar esta rubrica. Depois de muito experimentar, finalmente consegui fazer uma marmelada que posso realmente chamar marmelada. Sem açúcar refinado, feita com o meu fiel xilitol, fica consistente como se pretende, deliciosa e sem o enorme valor calórico da marmelada convencional. O seu índice glicémico também é bem mais baixo e por isso também é apropriada para diabéticos.
Não podia estar mais satisfeita com o resultado, espero que quem me pediu ajuda possa também ficar.

Marmelada sem açúcar

500g de marmelos (pesados sem casca e sem caroço)
250g de xilitol
1 pau canela (opcional)

Corte os marmelos aos bocados e coloque-os num tacho ao lume juntamente com o xilitol e o pau de canela.
Deixe cozinhar em lume médio até que todo o liquido evapore e os marmelos estejam cozidos.
Retire a canela e passe tudo com a varinha mágica.
Se for necessário, e se gostar da marmelada bem consistente, deixe ferver mais um pouco.
Retire do lume e coloque em caixas.
Deixe arrefecer e guarde no frigorífico.

22 Replies to “Marmelada sem açúcar refinado.”

  1. Rita

    Boa tarde Sara, muito obrigada por esta partilha! Como nunca usei xilitol gostaria de saber se tem algum sabor que se note depois da confecção ou se é neutro. Muito obrigada

  2. Unknown

    Gosto da ideia ,mas 250 gr de xilitol custam cerca de 6,50€ !De qualquer modo agradeço muito o seu trabalho e dedicação ao seu blog que sigo sempre .Ontem tinha em casa meio melão que se ia estragar e resolvi experimentar a sua receita de "doce de morango sem açúcar "- acrescentei um pau de baunilha e gostei muito .

  3. Sara Oliveira

    Olá Margarida realmente é uma pena o valor destes produtos, principalmente qd comparamos com o açúcar…. Essa receita que utilizou resultta com quase tdas as frutas. Ainda bem que gostou. Bjinhho

  4. Inês Ginja

    Sara, acho que foi a melhor forma de iniciar esta rubrica!
    Adoro marmelada e é mesmo uma coisa tão nossa. Não há casa onde não se vejam tacinhas com marmelada na janela por esta altura do ano.
    E adorei esta tua versão! Está perfeita, só me resta provar, mas acredito que seja mesmo boa.
    Um beijinho.

  5. Sandra Barbosa

    Olá Sara, vou experimentar a sua versão. A minha versao alternativa é com açúcar de côco, fica mais cremosa e muito saborosa. Na sua opiniao qual a alternativa mais saudavel, xilitol ou açúcar de côco?
    Obrigada e parabéns pelo Blog.
    Sandra

  6. Sara Oliveira

    Olá Sandra, pessoalmente acho o xilitol mais saudável.
    O seu índice glicémico é mais baixo e também é menos calórico. No entanto esta é uma temática delicada r há opiniões diferentes 🙂
    bj

  7. Unknown

    Olá Sara! Só para dizer que esta marmelada é simplesmente espetacular! Eu adoro marmelada e não comia por causa das calorias, assim que, este ano, resolvi fazer esta receita. A marmelada voou do frigorífico!!! Todos cá em casa adoraram e disseram que é para repetir!! Muito obrigada pela partilha desta receita!!

  8. Unknown

    O açúcar refinado já há muito que devia ter desaparecido do mercado de consumo, nos pacotes de açúcar do café etc. Mas existe o açúcar mascavado puro de cana de açúcar o mel fabuloso,o açúcar de coco o xilitol a stevia etc.

  9. Isabel

    Vou fazer com edulcorante de mesa em po à base de eritrol e glicosudeis de esteviol com valor energético de 0 kcal. 1 c de cha equivale a 1 pacote de acucar de 7g

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *