Adoro o Natal, já o tenho referido aqui várias vezes. Adoro as luzes, os cheiros, as lojas enfeitadas, a azáfama no ar… A época de Natal aquece-me o coração no tempo frio que tanto me custa a suportar.
Ainda assim, todos os anos fico de coração partido cada vez que vejo as ruas e os caixotes do lixo após as festas. Papéis e mais papéis, caixas, plásticos, restos de comida, embalagens vazias… é tremenda a quantidade de lixo que se gera em tão pouco tempo.
Dizermos que o Natal é uma época de consumo, sim, não nego, mas a verdade é que isso depende da vontade de cada um. Não temos que ter um Natal cheio de desperdícios e gastos desnecessários para que seja uma época feliz e preenchida.
Há pequenas coisas que podemos fazer e tentar mudar para que o Natal não seja outra vez mais do mesmo.
Deixo-vos qui algumas dicas, fáceis de se fazer, são pequenas coisas que todas somadas e multiplicadas por muitos podem fazer a diferença.
Vamos todos contribuir para um Natal mais limpo, ecológico e consciente!
Dicas para um Natal mais ecológico
- Decore a sua casa com materiais naturais: folhas, ramos de pinheiro, bocados de madeira, troncos, pinhas… Solte a imaginação e vai adorar o resultado final.
- Faça as suas próprias prendas. Além de serem muito mais pessoais e feitas com carinho, são mais económicas, evitam o desperdício de embalagens e são também uma óptima maneira de fugir à confusão nas lojas nesta altura do ano.Veja estas sugestões saudáveis e muito fáceis de fazer
FRUTOS SECOS CARAMELIZADOS |
COMPOTA DE NATAL |
BOMBONS DE CAJU |
- Embrulhe as prendas em saquinhos de tecido, reutilize os papéis do ano anterior ou utilize papéis de jornal, listas telefónicas ou mapas desactualizados.
- Ofereça experiências: uma estadia, um passeio, uma massagem… evita comprar presentes que correm o risco de cair em esquecimento ou serem postos de lado. Mas sobretudo evita o consumo de mais embalagens e recursos.
- Nos dias da festa não utilize loiça descartável.
- Porque não uma ceia vegetariana? Ou pelo menos fazer uma maior quantidade de pratos sem carne nem peixe. Vamos dar descanso ao peru e ao bacalhau e reinventar as tradições! Aqui ficam duas sugestões deliciosas
STRUDEL DE COGUMELOS |
TOFU COM ESPINAFRES E BROA |
- Faça as compras tanto das prendas como dos alimentos junto dos produtores locais ou pelo menos tente comprar nas lojas perto da sua casa. fazer compras no comércio local é bem mais divertido, enriquecedor e evitamos as deslocações de carro.
- Não faça nem compre demasiada comida que depois acaba por ir para o lixo.
- Se comprar comida fora leve as suas próprias caixas ou tachos.
- Se ligar o forno aproveite para fazer vários pratos ao mesmo tempo.
- Depois de passarem as festas, aproveite os papéis e laços das prendas para usar no ano seguinte e recicle todos os papéis, embalagens e plásticos que não podem ser reaproveitados.