Este ano tem sido difícil arrancar no que toca ao blogue. Dias muito cheios, ou mal organizados, cozinhados básicos, pouco imaginativos e dias frios e chuvosos que me sugam toda a energia… digamos que o meu ano não começou em grande.
Não que eu ligue muito a esta história do ano novo, nem sequer faço resoluções ou peço desejos, mas prometi a mim mesma que ia tentar pôr mais ordem na minha vida, que neste momento está demasiado caótica para o meu gosto.
Acho que todos passamos por fases assim, em que apesar de tudo estar organizado na nossa cabeça, o dia dá uma reviravolta e a nossa capacidade de adaptação a situações inesperadas está a ser constantemente posta à prova. Para algumas pessoas isto pode ser um grande problema, para outras isto é o dia-a-dia, eu estou naquele meio termo em que até certo ponto acho alguma graça e até me estimula, mas a partir de determinado momento começa a ser demais.
É nessa altura em que sinto que toda a minha vida, até as coisas mais essenciais como a alimentação, começam a ficar afectadas, é sinal de dizer “basta”, pôr a cabeça no sitio e voltar a dar prioridade e atenção às coisas básicas. Só assim o resto pode correr de forma mais harmoniosa e suave.
E porque quero voltar a centrar-me nos básicos, nada melhor que começar por um pequeno almoço nutritivo, equilibrado, que me vai deixar preparada e desperta para o resto do dia.
O amaranto surge pela primeira vez aqui no blogue. É um cereal que por falta de hábito não cozinhava muitas vezes, o que é pena , tendo em conta que é bastante saboroso e com características nutricionais muito interessantes. Prometo um dia falar dele mais a fundo, mas para dar uma breve descrição, o amaranto é um cereal com um aspecto em forma de bolinhas ainda mais pequenas que a quinoa e também ele sem glúten e bastante rico em aminoácidos.
Pode ser utilizado como acompanhamento de uma refeição, para fazer papas, ou moer para fazer em farinha.
Apesar do seu tamanho tão pequeno, demora algum tempo a cozer, por isso convém colocá-lo de molho primeiro, além de que isso também facilita a sua digestão.
Esta receita de papas é bastante simples e adaptável, são a minha forma preferida de comer amaranto. Pode variar no leite que utiliza, pode acrescentar fruta cozida e até iogurte. Aconselho a fazer logo em dose redobrada porque assim podemos guardar no frigorífico e ir comendo ao longo da semana, basta aquecer um pouco e quem quiser pode acrescentar mais um pouco de leite. São uma delícia e se não conhece o amaranto, compre e experimente-o desta forma.
Papas de amaranto
( rende 2 taças)
1 chávena de chá de amaranto
1 chávena de chá de água
1 chávena de chá de bebida de arroz ou de amêndoa ou outro que prefira
1 pau de canela
2 colheres de sopa de geleia de arroz ou de agave ou mel(opcional)
1 pitada de sal
Para guarnecer:
– frutos secos, coco laminado, sementes….
Coloque o amaranto de molho pelo menos durante 4 horas com o dobro da água.
Passe-o por um coador de rede fina e lave-o com água corrente.
Leve ao lume um tacho com a água, a bebida vegetal , o pau de canela e o amaranto.
Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e cubra com a tampa. Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos até o amaranto estar cozido.
Tempere com um pouco de sal e se quiser junte 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou outra que prefira.
Coloque na taça e se necessário pode juntar um pouco mais de leite. Guarneça com sementes, frutos secos, coco, canela…
Recipe in English
Amaranth porridge
(serves 2)
1 cup of amaranth
1 cup of water
1 cup of vegetable milk of your choice
1 cinnamon stick
2 Tbsp of agave nectar ou rice syrup (optional)
1 pinch of salt
To garnish:
– nuts, dried fruit, coconut, cinnamon powder…
Soak amaranth in water for at least 4 hours.
Discard soaking water and wash amarath in current water in a strainer.
In a saucepan, boil, 1 cup of water, milk, amaranth and a cinnamon stick. When starts boiling, cover and cook for 25 minutes until amaranth is cooked.
Put in a bowl, add some agave nectar ou rice syrup if you want, and garnish with nuts, dried fruit…