Crispies de chocolate que é como quem diz “arroz tufado com sabor a chocolate super crocante e feito em casa”… só de ler dá vontade de meter a mão no frasco e roubar uns quantos.
Esta receita já devia ter acontecido há anos, de facto foi-me pedida tantas vezes que quase podia pertencer à rubrica “adapta a minha receita”. Só que o pedido veio por parte do meu marido, por isso não conta.
Alegrem-se adultos que gostam de cereais ou pais de crianças que os devoram num ápice, porque eu arranjei a receita perfeita para fazer a delícia de todos!
Cereais tufados com sabor a chocolate é uma daquelas memórias de infância em que os lanches eram enormes taças de cereais com leite ou então comidos diretamente da caixa às mancheias.
Gostava de poder dizer que só em pequenos gostamos disto, mas estaria a mentir. A verdade é que cereais crocantes sabem bem em qualquer idade, a nossa consciência é que muda, basta uma leitura breve ao rotulo destes cereais para pensarmos duas vezes. Açúcar, óleo de palma ou outras gorduras não nomeadas e xarope de glicose fazem normalmente parte da lista de ingredientes e acreditem, em grande quantidade.
Esta receita é simples, muito rápida e tão boa que custa a crer que são cereais feitos em casa. É feita com ingredientes bons, que nos nutrem, que podemos identificar e o resultado final nada fica a dever aos de compra. Só fica a faltar a caixa bonita, mas isso também se arranja.
Pode usar os seus cereais tufados preferidos, aqui estou a usar de arroz mas pode ser quinoa tufada, cevada tufada, millet tufado, ou até uma mistura.
Por aqui ficámos totalmente rendidos e tenho a certeza que depois de experimentar também vai ficar.
Crispies de chocolate
200g de arroz tufado (ou millet ou quinoa ou trigo…)
150g de geleia de arroz
30g de cacau em pó
60g de óleo de coco derretido
1 colher de chá de extracto de baunilha
Numa tigela grande misture muito bem todos os ingredientes, excepto o arroz tufado.
Junte então o arroz à mistura e envolva bem.
Deixe descansar durante pelo menos 30 minutos para que o arroz tufado absorva todos os sabores.
Ligue o forno a 160ºC sem ventoinha.
Forre com papel vegetal dois tabuleiros grandes.
Espalhe pelos tabuleiros a mistura dos cereais que preparou. Não os concentre todos no mesmo tabuleiro, é preferível fazer várias fornadas.
Leve a cozer durante 10. Retire os tabuleiros, revire os cereais com um garfo e troque os tabuleiros de lugar ( o de cima vem para baixo).
Cozinhe por mais 7 minutos.
Retire do forno (ainda estarão moles ao toque) e deixe arrefecer uns minutos. Os cereais começarão rapidamente a ficar crocantes e assim que puder, sem se queimar, comece a separá-los uns dos outros com as mãos, o resultado será ainda melhor.
Quando estiverem totalmente frios, guarde num frasco bem fechado. Aguentam semanas.