A comida para mim deve ser divertida, apelativa, carregada de estímulos a todos os níveis.
Não é por acaso que a grande maioria das minhas receitas são coloridas, com muitas ervas, especiarias e com texturas variadas no mesmo prato. Isso estimula-me, desafia-me e sobretudo diverte-me.
Fazer uns muffins verdes há muito que pairava na minha mente. A ideia não é inovadora, mas eu queria uns muffins vegan, sem glúten e sem açúcar refinado mas que ao mesmo tempo tivessem uma boa textura e que fossem uma forma de introduzir os espinafres sem que isso comprometesse o sabor.
Sabia à partida que a cor verde não seria tão intensa como se vê em muitas fotografias, o uso de farinhas integrais não o permite, mas queria que tivessem ao menos essa tonalidade. Acreditem que na maioria das vezes as cores intensas que vimos por aí se devem a corantes artificiais, aqui eu apenas queria que fossem os espinafres a colorir.
A oportunidade de os fazer surgiu com as sobras de folhas de espinafres do último workhsop que caso não fossem usadas se estragariam rapidamente.
Confesso que me preparava para um falhanço, mas por sorte ou não, à primeira tentativa os resultados ficaram óptimos. Textura perfeita, nada maçuda, cor verde e o sabor incrível que, garanto, nada sabe a espires.
Esta receita é mais uma forma de introduzir legumes despercebidamente, coisa bastamente recorrente por aqui no blogue, e na minha opinião é perfeita para crianças que normalmente se recusam a comê-los. Pode até chamá-los de “muffins Shrek” para os convencer a provar, mas provavelmente não será necessário, a cor verde será apelativa o suficiente e despertará curiosidade.
São ainda uma forma deliciosa de aproveitar folhas de espinafres que tenham sobrado ou que estejam em fim de vida.
Experimentem, não se irão arrepender.
Muffins de espinafres
(rende cerca de 10 muffins)
120g de espinafres frescos (não use congelados)
100 ml de “leite” vegetal
80 ml de geleia de arroz / mel / geleia de agave
180g de bananas
1 colher de sopa de vinagre
30g de óleo de coco amolecido
130g de farinha de aveia
40g de polvilho doce ou de amido de milho
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Ligue o forno a 180ºC.
Prepare as formas de muffins.
Lave os espinafres e seque-os com um pano.
Numa picadora ou num robot de cozinha, coloque as folhas de espinafres, a bebida vegetal, a geleia, o óleo de coco, o vinagre e as bananas. Pique tudo até obter uma espécie de batido.
Noutra tigela misture as farinhas, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Junte o conteúdo das duas tigelas, junte o extracto de baunilha e misture tudo até obter uma massa homogénea, não precisa bater a massa uma vez que não contem glúten.
Coloque nas formas de muffins e leve ao forno durante 30 – 35 minutos até estarem cozinhados por dentro.
Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
Depois de frios guarde numa caixa fechada com um papel em baixo e outro por cima dos muffins. Assim durarão mais tempo.